Monitorando e controlando a máquina com SNMP

O Simple Network Management Protocol (SNMP) é um protocolo para monitorar e controlar os dispositivos de comunicação em uma rede usando a base de informações de gerenciamento (MIB). A máquina suporta o SNMPv1 o SNMPv3 com segurança aprimorada. Você pode verificar o status da máquina de um computador quando você imprime documentos ou usa a Interface Remota. Você pode ativar o SNMPv1 ou o SNMPv3, ou ambos ao mesmo tempo. Especifique as definições para que cada versão seja compatível com seu ambiente de rede e a finalidade de uso.
SNMPv1
O SNMPv1 usa informações chamadas de "comunidade" para definir o escopo da comunicação SNMP. Dado que essa informação está exposta à rede em texto sem formatação, sua rede estará disponível a ataques. Se você deseja garantir a segurança da rede, desative o SNMPv1 e use o SNMPv3.
SNMPv3
Com o SNMPv3, você pode implementar o gerenciamento de dispositivo de rede que seja protegido por recursos de segurança robustos. Observe que o TLS deve estar ativado para a Interface Remota antes de configurar o SNMPv3 (Usar TLS para comunicação criptografada).
A máquina não suporta o recurso de interceptação de notificação do SNMP.
O software de gerenciamento do SNMP, quando instalado em um computador na rede, permite que você configure, monitore e controle a máquina remotamente do computador. Para obter mais informações, consulte os manuais de instruções do seu software de gerenciamento.
1
Inicie a Interface Remota e faça o logon no modo Administrador. Iniciando a Interface Remota
2
Clique em [Configurações/Registro].
3
Clique em [Rede]  [Configurações de SNMP].
4
Clique em [Editar].
5
Especifique as definições SNMPv1.
Se você não precisar especificar as configurações SNMPv1, prossiga para a etapa.
[Usar SNMPv1]
Marque a caixa de seleção para ativar o SNMPv1. Você pode especificar o resto das definições SNMPv1 apenas quando essa caixa de seleção estiver marcada.
[Usar Nome da Comunidade 1]/[Usar Nome da Comunidade 2]
Marque a caixa de seleção para especificar um nome de comunidade. Se você não precisar especificar um nome de comunidade, desmarque a caixa de seleção.
[Nome da Comunidade 1]/[Nome da Comunidade 2]
Digite até 32 caracteres alfanuméricos para o nome da comunidade.
[Permissão de Acesso MIB]
Para cada comunidade, selecione [Leitura/Gravação] ou [Somente Leitura] para os privilégios de acesso aos objetos MIB.
[Leitura/Gravação]
Permite ambos, a visualização e a alteração de valores dos objetos MIB.
[Somente Leitura]
Permite apenas a visualização de valores dos objetos MIB.
[Comunidade Dedicada]
Comunidade Dedicada é uma comunidade pré-definida, destinada exclusivamente para administradores que usam software Canon, como imageWARE Enterprise Management Console. Selecione [Desativado], [Leitura/Gravação] ou [Somente Leitura] para os privilégios de acesso a objetos MIB.
[Desativado]
Não usa a Comunidade Dedicada.
[Leitura/Gravação]
Permite tanto a visualização e alteração dos valores de objetos MIB usando Comunidade Dedicada.
[Somente Leitura]
Permite apenas a visualização de valores de objetos MIB usando a Comunidade Dedicada.
6
Especifique as definições SNMPv3.
Se você não precisar especificar as configurações SNMPv3, prossiga para a etapa.
[Usar SNMPv3]
Marque a caixa de seleção para ativar o SNMPv3. Você pode especificar o resto das definições SNMPv3 apenas quando essa caixa de seleção estiver marcada.
[Ativar Usuário]
Marque a caixa de seleção para ativar [Configurações de Usuário 1] como [Configurações de Usuário 5]. Para desativar as configurações do usuário, desmarque a caixa de seleção correspondente.
[Nome de Usuário]
Digite até 32 caracteres alfanuméricos para o nome de usuário.
[Permissão de Acesso MIB]
Selecione [Leitura/Gravação] ou [Somente Leitura] para os privilégios de acesso aos objetos MIB.
[Leitura/Gravação]
Permite ambos, a visualização e a alteração de valores dos objetos MIB.
[Somente Leitura]
Permite apenas a visualização de valores dos objetos MIB.
[Configurações de Segurança]
Selecione [Autenticação Sim/Criptografia Sim], [Autenticação Sim/Criptografia Não] ou [Autenticação Não/Criptografia Não] para a combinação desejada para as definições desejadas de autenticação e criptografia.
[Algoritmo de Autenticação]
Clique em [Autenticação Sim/Criptografia Sim] ou em [Autenticação Sim/Criptografia Não] nas [Configurações de Segurança] para o algoritmo que corresponde ao seu ambiente.
[Algoritmo de Criptografia]
Clique em [Autenticação Sim/Criptografia Sim] nas [Configurações de Segurança] para o algoritmo que corresponde ao seu ambiente.
[Definir/Alterar Senha]
Para definir ou alterar a senha, marque a caixa de seleção e digite entre 6 e 16 caracteres alfanuméricos para a senha na caixa de texto [Senha de Autenticação] ou [Senha de Criptografia]. Para confirmar, digite a mesma senha na caixa de texto [Confirmar]. As senhas podem ser definidas independentemente para os algoritmos de autenticação e criptografia.
[Nome de Contexto 1] a [Nome de Contexto 5]
Digite até 32 caracteres alfanuméricos para o nome do contexto. Até cinco nomes de contexto podem ser registrados.
7
Especifique as configurações de aquisição de informações de gerenciamento da impressora.
Com o SNMP, as informações de gerenciamento da impressora, como os protocolos de impressão e portas da impressora, podem ser monitoradas e obtidas regularmente de um computador na rede.
[Obter Informações de Gerenciamento da Impressora do Host]
Marque a caixa de seleção para ativar o monitoramento das informações de gerenciamento da impressora da máquina através de SNMP. Para desativar o monitoramento das informações da impressoras, desmarque a caixa de seleção.
[Rejeitar Pacotes SNMP Enquanto no Modo de Espera]
Marque a caixa de seleção para descartar pacotes SNMP recebidos durante o modo de suspensão. Se não quiser descartar os pacotes, desmarque a caixa de seleção.
Se você marcar a caixa de seleção, os aplicativos que usam o protocolo SNMP, como o software Canon imageWARE Series, poderão ser desativados para acessar a máquina.
8
Clique em [OK].
9
Execute uma reinicialização forçada.
Clique em [Controle do Dispositivo], selecione [Reinicialização Forçada] e clique em [Executar].
As configurações estão ativadas depois que a reinicialização forçada é executada.
Desativando o SNMPv1
Se o SNMPv1 for desativado, algumas das funções da máquina ficam indisponíveis, como obter a informação da máquina através do driver de impressora.
Usando o painel de operações
As configurações de SNMP também podem ser acessadas do menu de configuração do painel de operação. Configurações SNMP
Ativando ambos, SNMPv1 e SNMPv3
Se ambas as versões do SNMP forem ativadas, recomenda-se que a permissão do acesso ao MIB no SNMPv1 seja definida para [Somente Leitura]. A permissão de acesso ao MIB pode ser definida independentemente no SNMPv1 e no SNMPv3 (e para cada usuário no SNMPv3). Selecionar [Leitura/Gravação] (permissão de acesso total) no SNMPv1 nega os recursos robustos de segurança que caracterizam o SNMPv3 dado que a maioria das definições da máquina podem ser controladas com o SNMPv1.
1CF8-03H